Sobre a Smart

A Smart é uma empresa de desenvolvimento humano, que oferece atendimento psicoterápico, serviços e formação em coaching e consultoria empresarial. Estamos comprometidos em promover as condições e os processos psíquicos que contribuem para o aumento da felicidade, do bem-estar e o estado ótimo de funcionamento de pessoas, times, comunidades, organizações e instituições. Através de nossos cursos, palestras e workshops, a Smart oferece, também, um espaço continente para a reflexão, a construção e a democratização do conhecimento.

Os desafios atuais, nos colocam diante da necessidade de novas definições e conceituações no exercício da liderança e na prática do coaching. Daí, a necessidade de fazermos caminhos novos, de pensarmos o mundo a partir de uma cosmologia dialógica que leve em conta a unidade e a diversidade do humano, e a complexidade de tudo que na realidade existe.

Em um mundo de imensas ebulições e complexidades não devemos cair na tentação das receitas prontas e pré-fabricadas, com saídas e dicas mágicas de “how to do”, que, na maioria das vezes, são apresentadas em vocabulário pobre, de modo superficial e pouco reflexiva. Acreditamos que caminhos e fórmulas mágicas, de modo geral, revelam pouca compreensão da complexidade do mundo e da vida, e trazem muito mais danos do que benefícios. Diante de situações complexas é preciso pensar de modo complexo. Por isso, inspirados em uma multiplicidade de saberes e disciplinas, possuímos uma proposta dialógica, transdisciplinar e transteórica.

Luciano Vilaça, Ph.D.

Presidente da Smart

Coordenador e professor dos cursos de mestrado de Administração, Educação e Psicologia da Atenas College University. Formado em Negotiation and Leadership pela Universidade de Harvard, psicoterapeuta e Ph.D. em Coaching. É conhecido por sua maneira reflexiva, apaixonada e revolucionária de ensinar sobre a complexidade humana. Destaca-se por sua vasta experiência como psicólogo, psicanalista, coach e consultor de negócios. Atua também em mediação, negociação e resolução de conflitos em diversas organizações e instituições. Possui uma rica formação acadêmica, incluindo graduações em Direito e Psicologia, especializações em família e negócios, dois mestrados e um doutorado por renomadas instituições, como Harvard, UFRJ, FGV, PUC-RJ e Florida Christian University. Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos da Complexidade (IBEC), inspirou-se na transdisciplinaridade, no Pensamento Complexo e nos grandes centros de pesquisa do mundo, para desenvolver técnicas e metodologias inovadoras, que tem transformado a vida de milhares de pessoas no Brasil e em outros países. Autor de vários livros, dentre eles, De Pai pra Filho e Dentro e Fora da Caixa.